16/08/2008

Quem casa quer casa...

Todo mundo que esta noivo ou pensando em se casar já deve ter pensado neste assunto. Comigo não foi diferente e resolvi escrever este post para dividir um pouco da minha experiencia pra quem sabe ajudar quem esta nesta fase...
Primeiro, sem dúvida, é uma grande decisão que temos que tomar. Salvo algumas exceções de casais que já tem este recurso garantido, a grande maioria tem que avaliar todas as alternativas (alugar uma casa, morar com os pais, comprar um imovel, fazer um finacimento, construir a própria casa...)
Nós decidimos por comprar uma casa e financia-la, uma vez que nunca houve tanta oferta para crédito imobiliário no país como nestes últimos anos, o que tornou a opção muito viável (em muitos casos, a parcela de financimento sai igual ou até menor que o valor de um aluguel).
O mercado está aquecido. Em Campinas e região são incontáveis os numeros de lançamentos de obras e condomínios ainda na planta. Há muitas opções de imóveis para venda neste esquema, se o casal planejar e conseguir dar entrada na compra de um imovel que ainda esta na planta, conseguirá garantir um valor de mercado bem abaixo do valor que voce pagaria quando a mesma casa estiver pronta.
Além da entrada que será necessário pagar, o casal precisará se planejar para pagar as parcelas mensais até a entrega da casa e principalmente para as parcelas intermediarias, que dependendo do tempo que a casa será entregue, podem ser bem altas (quanto menor for o tempo de entrega mais altas serão estas parcelas). O importante é calcular se prazos e valores estao razoaveis com a sua realidade para ter certeza que poderão cumprir com a programação de pagamento, sem sufoco.
Isto é necessário pq as instituições financeiras nao parcelam 100% de um imovel. O valor máximo é de 80%. Logo voce precisará quitar o restante antes de partir para o financimento.
Agora vamos lá! Financimento.
É uma verdadeira saga....mas muito necessária para a garantia de um bom negócio.
Comparativamente, quem esta oferecendo as melhores taxas e condições é a Caixa Economica Federal (dependo de algumas variaveis como valor do imovel, prazo em anos para o pagamento e valor a financiar voce consegue até 8% a.a, uma das melhores taxas)
Bancos instalados dentro de empresas também possuem condições bem atrativas para empréstimo a funcionários (pq eles tem a garantia de pagamento das parcelas descontadas diretamente da folha de pagamento), se voce tem esta opção é legal checar.
Agora, imprescindivel é que a forma do financiamento seja por tabela SAC (Sistema de amortização constante, onde é utilizado juros simples e as parcelas vão diminuindo ao longo dos anos).
Outra dica é fazer uma reserva para quando entregarem as chaves. Há diversos valores que nem imaginamos que temos que pagar antes do contrato de financimento sair como :
- 1% do valor do imóvel para a CEF no ato da assinatura do contrato
- valor de seguro (que vem junto com o contrato de financimento)
- taxa de pesquisa cadastral do seu CPF
- taxa Cartório de Notas (que é a escritura e que a CEF certamente oferecerá este serviço)
- Cartório de registro ( pago no ato da assinatura para registrar a escritura da casa)
- e finalmente o ITBI (imposto sobre transmissão de bens e imovéis).
Estas condições podem mudar de ao longo do tempo, mas como viram, o negócio não é brincadeira não...rsrs
Mas com um bom planejamento e muita pesquisa é certo que voce fará um bom negócio.
Aos amigos, fico à disposição para dar mais dicas, pq no final....vale muito a pena!
Para entender mais sobre Como funciona a compra da casa própria:
Site da CEF:

3 Comentários:

Anônimo,  20 agosto, 2008 21:56  

teste de comentario

Juliana,  27 agosto, 2008 11:11  

mto legal suas dicas!

:)


aiii mal posso esperar pra minha casa sair! rs

bjs

Ju e Gil 14 abril, 2009 08:55  

Olá, Vanessa.

Apesar de o programa MINHA CASA MINHA VIDA não estar muito claro para ninguém até o momento, já pude notar que é possivel financiar com 5% de juros aa.
As condições tendem a melhorar.
Creio que este ano ainda será meio bagunçado para participar do programa, ontem vi na TV que é para ir cadastrar-se nas prefeituras quem tiver interesse.
Mas muito cuidado com o conto das Construtoras interessadas em vender que não esclarecem as coisas, há muitas normas inclusive sobre aplanta dos imóveis que são necessárias para fazer parte do programa.
Fiz uma simulação no site da Caixa, num imóvel de 80mil, com uma entrada de 12 mil as parcelas começam em trono de 400 reais.
As condições tendem a melhorar, mas nosso cuidado deve ser redobrado, devemos buscar construtoras confiáveis, sempre atentando para construções anteriores, a satisfação dos compradores que já tem seus imóveis, visite imóveis já entregues, verifique se há reclamações junto ao Procon.
Eu mesma desisti de uma compra quando meu contrato estava pronto por motivos nada visíveis, só fuçando muito você pode ter certeza de que está fazendo o melhor negócio.
Imagine só, se você compra com um prazo e a entrega atrasa muito, vc precisa cancelar todo seu casamento, ou morar de aluguel até sair a o apto?
Todo cuidado é pouco.
Ollho VIVO.

Beijos.

Por assunto

  © Customizado por Kandis Design - Blogger Theme by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP