13/08/2010

Minha visita ao Rio- Escola do Pão

Esta descoberta eu não podia deixar de comentar com vocês.
Sabe aquele lugar que a gente conhece, se encanta, e quer comentar com todo mundo?
Eu me sinto assim em relação à Escola do Pão.



Eu já tinha lido sobre o lugar em alguma revista, e quando pedi ao meu contato do Rio para me indicar um local onde pudesse encomendar alguns lanchinhos, ela me levou até lá.
Quando entrei, senti um cheirinho de pão saindo do forno, o local estava fechado, mas mesmo assim fomos atendidos. Quando a dona Clécia se apresentou para nos atender, como num flash, veio a minha memória toda a história que eu tinha lido sobre ela...
Uma vez, viajando a negócios pela França, Clécia Casagrande, que na época trabalhava com moda, passava por uma padaria quando sentiu o cheiro de pães assados em forno de pedra. Imediatamente o aroma a levou de volta à cozinha da casa da avó, onde ela e outras mulheres da família participavam da produção do pão, cuja produção levava três dias. Segundo a Clécia, após esta experiência, resolveu vender a fábrica de roupas que comandava havia 25 anos e matriculou-se na renomada escola francesa de gastronomia Lenôtre.
Hoje com a experiencia e sabores da infância na memória, a chef pâtissière prepara pães como se fazia ha 100 anos atrás: com fermentação natural, sem uso de qualquer aditivo químico.

Coincidentemente, já eram 3h da tarde e nós não tínhamos conseguido parar para almoçar, então tivemos a idéia de pedir a dona Clélia que nos preparesse algum lanche, claro, à escolha dela.
E não poderia ter sido melhor. Sabe quando voce come algo que imediatamente te traz uma sensação de prazer e satisfação, que voce nem consegue descrever o sabor?
Vivi pouquíssimas experiencias assim, e a ultima foi esta.
Eu saboreei cada pedacinho do lanchinho no pão ciabatta com tomate seco, queijo e molhinho especial saído do forno na hora, querendo que não acabasse...e ainda ela trouxe de improviso, alguns biscoitinhos como sobremesa com geléia da casa, que desmanchavam na boca.

Uma experiência gastrômica única. Que vale a pena viver...

Serviço:
Escola do Pão- Bistro e Café
Rua General Garzon, 10- Lagoa
fotos: divulgação site Escola do Pão

2 Comentários:

Ju 13 agosto, 2010 11:21  

Como assim não conheço este lugar????? bjus

Julie 13 agosto, 2010 14:22  

Ai que deliiiiiiiiicia! Deu até agua na boca!

bjs

Por assunto

Arquivo do blog

  © Customizado por Kandis Design - Blogger Theme by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP