23/02/2011

Saiba Negociar

Quando a gente resolve se casar, mesmo sem querer, começa a colocar em prática habilidades que nem imaginamos ter. A negociação é uma delas. Não há período melhor para praticar esta habilidade do que durante a organização de um casamento. Muitas pessoas, após uma maratona de orçamentos, visitas a fornecedores e muita técnica comercial, se descobrem verdadeiras organizadoras de eventos, e a experiência se torna profissão.
Você resolve se casar, então percebe que você tem um limite de orçamento, um evento repleto de detalhes, diversos fornecedores dos mais variados tipos e um tempo definido para resolver tudo isso. Pronto: esta montado todo o cenário para você praticar as suas habilidades comerciais.
Além do tradicional conselho de pesquisar (e muito!), é importante comentarmos sobre como devemos negociar itens tão importantes para a realização do casamento.

COMPARE
Seja qual for o tipo de serviço ou produto que queira adquirir, é essencial ter mais de um orçamento para que você possa comparar os preços praticados no mercado no ano do seu casamento e tenha poder de argumentação. Mas é importante comparar de maneira igualitária (ou mais próximo disso possível). Por exemplo: nada de pedir um orçamento para uma decoração repleta de orquídeas para um decorador, e então comparar o preço com o orçamento de outra empresa onde você pediu gérberas. São flores lindas, mas de diferentes categorias, logo, você não pode comparar os orçamentos. O mesmo vale para bandas, buffets, espaços, etc.

EXPONHA A REALIDADE
Ao negociar grandes itens, como buffet, decoração e fotografia por exemplo, os fornecedores acabam perguntando quanto você poderia dispor para este serviço. Seja franca, exponha suas possibilidades e dificuldades, formas de pagamento, mas nada de mentir sobre algum aspecto na hora de compor o orçamento. Quando a empresa é idonêa, no momento da cotação ela questiona o valor aproximado para ter uma noção do que ela poderá fazer e oferecer de modo a atender suas expectativas, e não para se aproveitar de todo o seu dinheiro. É importante ser clara e dizer do que você e seu noivo fazem ou não fazem questão, assim a proposta será a mais adequada ao estilo e orçamento de vocês.

TODO CUIDADO É POUCO
Infelizmente, muitos fornecedores do ramo se aproveitam do momento especial, do sonho, e apelam para o lado emocional para tentar vender seus produtos ou serviços. Não caia nessa! Fique atenta a este tipo de manipulação e se perceber, agradeça e procure outra empresa.

TENHA HUMILDADE
Um erro muito grave que cometemos (sim, eu confesso, cometi esse erro) é a falta de humildade, de clareza da sua real situação. Se o casamento dos seus sonhos custará 3x mais do que você pode pagar,  tenha a humildade e sabedoria de entender que naquele momento isto não possível.
É constrangedor para você e para um fornecedor realizar uma negociação onde o cliente não entende que certos itens tem um preço, e que o fornecedor ao trabalhar, precisa lucrar com isso, do contrário, não poderá realizar o serviço. Além do desgaste que isto tratá para ambas as partes, a empresa poderá fazer um 'precinho' especial, porém, não poderá entregar tudo aquilo que você imagina ser possível. Daí vem a frustação e o arrependimento.
Ter os pés no chão e saber ponderar é essencial para que você garanta preços justos e serviços de qualidade.
Eu mesma queria muitas coisas que não podia pagar,e tentei negociar com algumas empresas para que elas se adaptassem ao meu orçamento, porém, isto não aconteceu, e hoje vejo que foi melhor assim, pois certamente eu não teria o resultado sonhado.

CUIDADO COM OS MODELOS PERFEITOS
A sua prima realizou um casamento enorme, lindo, cheio de detalhes e faz questão de dizer que tudo não custou muito. Então você foi vai lá e pega o nome de cada fornecedor para conseguir as mesmas condições que sua prima e briga com cada um para que eles no mínimo façam um preço igual...Nada disso. Tome cuidado com este tipo de comparação. Cada evento tem suas particularidades, e o que foi ótimo para ela, pode não servir para você. Um preço praticado para uma prima ou conhecido pode não ser o mesmo para você e vou explicar por que: o ano do casamento pode outro, os preços podem terem sido modificados (inflação, ajustes de preço, etc) o fornecedor pode ter aumentado sua estrutura e capacidade e por isso esta com um preço maior, o numero de pessoas do casamento influencia diretamente em certas negociações (quantidade de mesas decoradas, quantidade de bebidas e comida, numero de lembracinhas, etc). Esteja ciente das diferenças e ai sim utilize argumentos concretos para negociar (por exemplo: aumento de 25% em relação ao preço do ano passado pode ser abusivo, tente entender o porque) e negocie!

Bem, sei que o assunto é extenso e complicado, mas tenho certeza que certamente vai ajudar muitas noivas que estão com o orçamento apertado e com mil itens ainda para negociar.
Se precisar, peça ajuda! É ótimo envolver as pessoas no seu casamento, pois além do apoio, os amigos podem dispor de contatos que talvez você não conheça não é mesmo?

Então, aproveite e ponha em prática seu poder de negociação! 
E se tiver bons resultados, conte pra gente, vamos adorar saber de mais dicas.

7 Comentários:

Amanda Luna 23 fevereiro, 2011 21:44  

ótimas dicas mesmo, toda quarta feira dou dicas de casamento no meu blog e na semana passada falei sobre como escolher o buffet negociando tudooo!!!
beijão florzinha
www.sermulhereomaximo.com.br

Danila Teixeira 23 fevereiro, 2011 22:12  

Que blog lindo!
Adorei.
Danila
www.meninasefestas.com.br

Ju Louseiro 23 fevereiro, 2011 22:35  

Adorei as dicas floor!

POr isso que eu sempre levo o noivo comigo, pq sou péssima pra negociar, rs

Bjs

Gabi Soares 24 fevereiro, 2011 15:47  

Meu pai mesmo disse que vai comigo em todas as negociações! Hehehe.
Beeeijo!

http://gabisoaress.blogspot.com

Anônimo,  24 fevereiro, 2011 22:39  

Poxa Van, muito bom este texto sobre negociação. Com certeza faz a gente pensar em como podemos melhorar na hora da negociação...valeu querida
bjo
Andressa

Por assunto

  © Customizado por Kandis Design - Blogger Theme by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP