23/07/2011

Procura-se um vestido de noiva


Photobucket

Oi queridas, depois do enooorme (e lindo) post sobre o casamento da Wal a correria tomou conta da minha vida e não pude retornar para escrever aqui na mesma semana.
Dentre as inúmeras coisas que fiz esta semana, encontrar um vestido de noiva (para o Trash the Dress que vou fazer...não leu? é só clicar aqui) foi um dos grandes desafios, que me fez tomar nota para compor um post bem legal para vocês
Quando casei, tive o privilégio de ir até um atelier e mandar fazer um modelinho sob medida, do meu gosto, mas desta vez,  não posso me dar este luxo, e saí à procura de um vestido de noiva nos lugares que conheço.
A primeira visita foi a uma loja em Campinas que tem modelos lindos e que eu tinha ótimas referencias, mas infelizmente, as coisas não saíram como esperado. Fiquei semanas esperando um retorno sobre a locação de um vestido e até hoje não recebi resposta. Comecei a ficar preocupada e fui atrás de outros lugares para tentar achar um vestido com a minha cara.
Visitei diversos lugares e estas visitas me proporcionaram dois novos aprendizados:  não despreze os pequenos e simples ateliers. Talvez, entre vestidos antigos ou usados, haja uma boa surpresa aguardando por você. Outro ponto é: nem sempre os lugares mais conceituados vão captar a sua necessidade e estilo e te atender de forma adequada (vejam pelo meu exemplo onde o mal atendimento me fez desistir).
Aliás, percebi que existem diversos tipos de atendimento e de abordagens, ouvi perguntas como 'O que você imagina ser o vestido ideal para você', que considero um bom começo de conversa, até uma inadequada como 'Quanto você esta disposta a pagar' e confesso que fiquei surpresa em perceber que muitos lugares, apesar dos anos de atividade, não sabem realmente como atender uma pessoa que esta à procura de um vestido de noiva.
Então, para facilitar a sua vida e para evitar que a sua busca se torne uma saga, aqui estão algumas dicas quando for procurar o seu vestido de noiva:


É TUDO UMA QUESTÃO DE ESTILO
Não consigo pensar em outro ponto para começar a não ser pela questão do seu estilo. Ao escolher um vestido, pare e pense um pouquinho: como você é na vida real, que estilo realmente predomina? Sexy, moderna, elegante, ousada, romântica, simples, sem frescura? (e a lista de adjetivos pode ser infinita...). Sabemos que não somos apenas de um jeito e que não gostamos só de uma coisa (você pode sim ser moderna e romantica ao mesmo tempo), mas tem sempre um jeitinho só seu com o qual você fica bem a vontade e pelo qual os outros te reconhecem.
Comece por encontrar quais são as suas preferências, suas referencias e inspirações e certamente a escolha do vestido será feita naturalmente.
Dica: Ah, o horário e local da cerimonia também ajudam bastante: um vestido para casar-se ao ar livre e de dia é totalmente diferente das possibilidades que se tem ao se casar a noite ou na praia,  por exemplo.

MAS TAMBÉM TEM A QUESTÃO DO PREÇO
Ok, podemos saber exatamente o que queremos, mas e o bolso? Esta preparado para suas vontades?
Na média, a locação de um vestido de noiva custa cerca de R$2.000 e a primeira locação (quando você manda fazer um modelito baseado em modelos já existentes mas depois o vestido fica na loja para futuras locações) pode sair 50% mais caro. Há também a criação do seu vestido feita de maneira exclusiva, com todo um processo criativo e de pesquisa que é feito pelo estilista e por você e nestes casos, não há como colocar uma média do valor pois cada atelier  possui sua particularidade, sua especialidade, renome... o que faz o preço variar bastante.
Esta semana eu encontrei um vestidinho lindo por R$500,00 a locação, ou seja, é possível sim encontrar uma boa opção com valores mais razoáveis, tudo vai depender do peso desta escolha para você.

VESTIDOS DA MODA
Inevitavelmente você será apresentada aos últimos lançamentos da moda. Em meio a tantas opções, é comum que as vendedoras tragam o que há de mais moderno e o que é 'tendencia'. Ótimo, é sempre bom conhecer as novidades mas não esqueça de perguntar sobre outros modelitos, pensando sempre no seu estilo.


O VESTIDO ME ENCONTROU
Há o caso em que a noiva comenta: Não fui eu quem encontrou o vestido, foi ele que me encontrou!
O modelo é perfeito, lindo, como sempre você imaginou! Se este for seu caso, só tenho uma coisa a dizer: vá em frente menina! Seja feliz!


CUIDADO COM O TROCA-TROCA
A escolha do vestido perfeito é complexa e trabalhosa. Eu sei. Mesmo depois que elegemos um favorito (dentre as mil opções que temos), caímos na tentação de ficar espiando em sites e revistas outros modelos para ter certeza de que fez a escolha certa. Tudo bem em fazer isto, as lojas já sabem que as noivas geralmente mudam uma coisa ali outra aqui, e que é raro uma noiva se casar com um modelito que ela escolheu sem alterar nada, mas só tome cuidado com o numero de alterações que você vai pedir. Há um prazo para isso e há itens como desenho, tecidos e modelagem do vestido que não podem ser alterados bruscamente. Converse com sua atendente para entender direitinho até onde (e até quando) você pode alterar a sua escolha, e se isto não será cobrado a parte de você.


SERÁ QUE OS OUTROS VÃO GOSTAR?
Não adianta a gente querer disfarçar. A opinião de certas pessoas conta sim, e muito. Você pode ser a pessoa mais decidida do mundo (e se for, ótimo!) mas é quase que impossível não pensar: Será que o noivo vai gostar? E minha mãe? Qual vestido ela prefere?
Acho que o segredo esta na felicidade. Estar feliz consigo mesma, com suas escolhas e com seu casamento fará de você a noiva mais linda, pode confiar.

ÚLTIMAS PROVAS
Não deixe de realizar ao menos uma prova como se fosse casar-se naquele dia. É importante para evitar surpresas desagradáveis. Minha sugestão é reservar uma tarde e agendar um teste de cabelo e maquiagem, e após este teste, ir direto para o atelier realizar a prova do vestido levando consigo todos os acessórios que irão compor o seu look: sapato, brincos, pulseira, colar...Você se verá completa com seu vestido de noiva. É um ótimo momento para mudar de ideia sobre algum item sem se preocupar, fazer ajustes finais como a barra do vestido, aplicações de alguma renda, brilho ou flores...
Dica: que tal levar seu fotografo para registrar este momento? Com certeza, renderá imagens lindas que ficaram gravadas para sempre.

EXISTEM ALTERNATIVAS?
Sim, existem alternativas às tradicionais formas de encontrar um vestido de noiva. Compra pela internet (geralmente em sites do exterior), compra de terceiros e ainda compra em lojas não especializadas são algumas delas. Ao comprar pela internet é preciso muita atenção pois apesar da evidente vantagem do preço, você não poderá tocar, ver com seus próprios olhos o vestido e só por isso, merece atenção redobrada. 
Em sites e blogs de casamento vez ou outra aparece uma casadinha oferecendo seu vestido para venda, com fotos e detalhes do vestido, ou ainda, você pode se encantar com um modelinho off-white por exemplo em uma loja comum, e pedir para adapta-lo com rendas, flores ou laços...já pensou como seria personalizar seu próprio vestido?

LOJA, ATELIER, COSTUREIRA...
Sobre o local onde você encontra seu vestido há dois pontos muitos importantes: o primeiro é, não caia na tentação de ir somente lá na loja que sua prima suuuper recomendou para encomendar seu vestido. É muito importante que você conheça outros lugares pois como disse, cada loja ou estilista tem um detalhe especial que pode estar esperando por você. Visitar mais do que um lugar é importante pois você terá base para comparações (não somente de preço, mas de atendimento, rapidez, qualidade, personalização, modelos) e fará com que sua escolha seja assertiva.
O segundo ponto é o relacionamento. Você tem que se sentir a vontade para opinar, discutir pontos e recusar ofertas que não lhe agradarem. É preciso afinidade com a pessoa que esta te atendendo para que ela consiga captar seu desejo, sem deixar de surpreende-la.
Pergunte tudo o que queira saber, e não esqueça de detalhes importantes como: formas de pagamento, descontos para outras locações, quantidades de provas, alterações no vestido ou troca por outro modelo, ajustes (algumas lojas cobram por ajustes extras), tempo de produção do vestido, quando estará disponível para você retira-lo, qual a multa por danos ou atraso na devolução e sempre coloque tudo em contrato. Ele é a sua única garantia caso algo desagradável aconteça.

Certamente não estou cobrindo todos os pontos quando falamos da escolha do vestido dos sonhos, afinal, são muitos detalhes e particularidades que mudam ao longo do tempo e que podem variar de região para região, então, sinta-se a vontade para completar este post comigo....
E você, tem alguma dica para escolha do vestido de noiva? Deixe aqui nos comentários!

9 Comentários:

Ju Louseiro 23 julho, 2011 23:07  

Eu tenho certeza que o vestido SEMPRE é quem encontra a noiva,hihi.

Um beijo =)

www.fuxicodenoiva.com.br
http://casamentodossonhos-juefe.blogspot.com

Anônimo,  24 julho, 2011 01:03  

Uma dica: nao encomendar nada com mto tempo de antecedencia...na maioria das vezes a pessoa se arrepende...no mais achei as dicas otimas! Bjinho. Bia

_. Mαlditαs músicαs de αmor 24 julho, 2011 20:23  

Oi linda !
estava visitando e amei seu blog, os posts, as fotos, eu penso muito em casa mas não agora e até imagino como vai ser na hora de escolher o vestido !
estou te seguindo , caso puder retribuir eu agradeço.
beijos
http://malditasmusicasdeamor.blogspot.com/

Camila 25 julho, 2011 10:17  

Oi lindinha!
Ótimas dicas, nessas horas é bom mesmo ter todo o tipo de conselho que se possa ter! Afinal o vestido é a peça principal do casamento né!? =D

Linda, hoje te algo pra você no blog =) Beijinhos!

Daniele 25 julho, 2011 11:05  

oláa !! desculpa não ter citado o e-noivas, foi um descuido, pensei em postar depois as fotos e assim colocar os creditos. Já foram feitos viu ...

beijos e boa semana

Zoe 25 julho, 2011 17:10  

OI Va, adorei as dicas, concordo com todas! A opniao dos outros conta muito sim, principalmente da minha mae. qdo comprei meu vestido aqui fui com uma amiga que deu a maior força, falava qd estava feio e quando ficou perfeito,mas fiquei mais tranquila qdo minha mae veio pra cá e viu o vestido!!fiquei super aliviada.E obviamente fico pensando se o noivo vai gostar.
A dica de nao escolher o vestido com muita antecedencia é perfeita, eu fico pensando "e se eu mudar de ideia?" e se eu enjoar, vai ter que ser esse sim!! e realmente o vestido encontra a noiva!!

Ana Paula Saltão 26 julho, 2011 17:53  

Ai, adorei mesmo esse blog. Se meu namorado descobre... hahahaha :P

Beijos.

Juliana Marques 28 julho, 2011 13:45  

Nossa Van, que post enorrrrrrme! adorei!
Pois é, encontrar o vestido é algo mto dificil, mas sabe que aquilo que vc comentou sobre o vestido escolher a noiva é a mais pura verdade!
Isso acontece mto com minhas noivas!
Outra realidade é o que você falou sobre as lojas "de nome". Infelizmente a maioria das noivas já querem ir logo na loja mais famosinha/conhecida, mas nem sempre esta é a que oferece o melhor serviço! Meu vestido por exemplo, fiz numa loja da Rua São Caetano que ninguém daria nada por ela, paguei R$1800,00 na época pra fazer do jeito que eu queria, enquanto que a loja do vestido original, cobrava R$6,700 pelo MESMO vestido! mesmo não, pq sinceramente, o meu ficou perfeito e o original parecia uma camisola em mim!rsrs
Por isso, essa é uma coisa que temos que refletir muito antes de contratar o vestido ou qualquer outro serviço... "estou contratando pq gostei do serviço ou pq a empresa tem nome?" lebrem-se que nunca podemos julgar o livro pela capa.

Grande beijo!
Ju.

Vanessa Mendes 30 julho, 2011 15:34  

Concordo meninas! o vestido para fazer o ensaio fotográfico me encontrou!

Por assunto

  © Customizado por Kandis Design - Blogger Theme by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP