30/11/11

Receber em casa - Preparativos para as festas de fim de ano

Fim de ano esta ai, e é chegada a hora das tradicionais festas que tanto adoramos: amigo secreto, Natal, Réveillon...

Certamente, assim como eu, você sempre celebrou todos estes encontros na casa dos seus pais ou de algum membro da família não é mesmo? Se você é recém-casada, muito provavelmente a tradição de reunir todos na casa da avó ou da mãe se manterá, afinal, quando saímos de casa é quando a família exige ainda mais a nossa presença. 
Mas,  se bateu aquela vontade de convidar os amigos queridos e a família para passar uma das festas de fim de ano na sua casa nova, e você não sabe muito bem por onde começar, aproveite estas dicas simples para “iniciantes” e descubra como pode ser simples e prazeroso receber em casa.


Para começar
É preciso saber quantas pessoas virão para a festa. Assim você pode planejar e adequar o espaço da sua casa, de modo que fique confortável para todos, além de calcular quantidade de comida e bebidas.  Que tal inovar e enviar um convite personalizado aos convidados? Aqui você encontra centenas de modelinhos para se inspirar (e o melhor, é free!)

Organizando o espaço
Sabendo o numero de convidados, você pode decidir como acomodar a todos, escolhendo montar a mesa de acordo com o numero de pessoas. 
E hoje, vou apresentar dois modos que mais me agradam:
Se vierem muitas pessoas, você pode escolher montar a mesa à americana onde os pratos principais e acompanhamentos ficam dispostos em travessas, e os pratos, talheres e guardanapos ficam empilhados na ponta da mesa, não é necessário demarcar assento, e se precisar e o espaço permitir, você pode dispor de bancos , banquetas e cadeiras pela área para que as pessoas se acomodem (em áreas externas isto é mais fácil de fazer).
Mesa à americana
Se estiver somente a família com poucos integrantes, você pode optar por montar a mesa à brasileira que é a tradicional “família toda reunida à mesa”, onde os pratos principais e acompanhamentos ficam dispostos em travessas baixas no centro da mesa ou em um aparador próximo, liberando espaço para que todos se sentem. Aqui você pode aproveitar para personalizar a decoração (isto é o que mais gosto de fazer!)
Há também os serviços à  francesa e à inglesa que são estilos mais formais (mas estes cheios de pompa veremos para outro dia...).

Decoração da mesa
Esta é uma das partes que mais gosto de cuidar quando recebo amigos, a decoração. Nas festas de fim de ano, para não errar, aposte nas taças coloridas e ainda em pequenos arranjos de flores espalhados pela casa, que podem ser colocados em garrafinhas de vidro ou potes que você tiver em casa. Para a mesa principal, um arranjo mais vistoso seria ótimo (não muito alto para que as pessoas se vejam).
Não é preciso gastar muito para decorar pois você pode aproveitar toalhas de mesa, louças, taças e copos que ganhou de presente de casamento para montar sua mesa. Você pode ainda utilizar guardanapos de tecido com um laçarote para deixar tudo mais charmoso e fino ou ainda, guardanapos de papel decorados com temas natalinos, que são lindos e charmosos também.
Como um mimo para os convidados, você pode colocar sobre cada prato um biscoito natalino, mini-panetone, cupcake ou qualquer outro item gostosinho que será oferecido como um presentinho da anfitriã e que certamente vai encantar os convidados.

Comidinhas
Faça alguma coisa que você realmente saiba fazer, pois este não é o momento de testar novas receitas.  Comidas leves são ótimas opções por conta do calor do verão. Já as comidas fáceis de comer, que não precisam de faca, são idéias caso você opte por montar a mesa à americana. Outra dica é tentar preparar a maioria dos pratos com antecedência, ou deixá-los  pré-prontos, assim você evitará o corre corre na cozinha e stress para você.  Evite alimentos gordurosos ou que podem estragar facilmente e fazer com que alguém passe mal (a queridinha maionese de batatas por exemplo).
Mas se estiver sem tempo e quiser uma opção mais prática, peça a cada um para trazer um prato e cuide da entrada e sobremesa.  Você pode também encomendar a sua ceia escolhendo itens tradicionais como o peru, pernil, tender, serviço que rotisserias, restaurantes e buffets geralmente oferecem no fim de ano. O preço geralmente, é cobrado por pessoa.

Bebidinhas
 Libere espaço no freezer ou mesmo na geladeira para acomodar as bebidas. Dezembro e Janeiro sempre esta calor e rapidamente as bebidas serão consumidas, então o ideal é acomodá-las logo cedo para que estejam geladinhas na hora de servir.
Aqui em casa, não temos o hábito de consumir vinhos ou espumantes, logo, nas festas de fim de ano não é muito diferente. Então, para acertar nas bebidas, basta lembrar o que é geralmente consumido nas festas de sua família e repetir a dose, lembrando de tentar harmonizar com o cardápio escolhido. Outra dica é apostar em drinks ou em coquetéis sem álcool que agradam adultos e crianças.

Música
Não esqueça deste detalhe pois a musica envolve, contagia e alegra o ambiente. O volume ideal é aquele em que as pessoas podem conversar sem precisar gritar, e o estilo, você que determina, mas que tal  fugir das baladinhas da moda e criar uma seleção especial para os seus convidados?
  
Fim de festa
Tem muita gente que não gosta de receber em casa porque já imagina o trabalhão que terá para organizar e limpar tudo depois. Um dica simples é separar o lixo, organizar o que será lavado e guardar adequadamente os alimentos que sobrarem. No dia seguinte, você e o maridão dão um jeito em toda a bagunça. E se tiver esta opção, deixe agendado com sua diarista para que ela venha no dia seguinte a festa, pois nada como contar com uma ajudinha profissional nestas horas não é? 


Eu amei escrever este post e espero que gostem também! 
Vou adorar receber mais dicas e comentários sobre como vocês preparam a casa para as festas de fim de ano. Super beijo!
créditos imagem Pottery Barn

7 Comentários:

Fran Huesa 01 dezembro, 2011 00:06  

Adorei as dicas...mto boas, me deu uma vontade de fazer uma festa aqui em casa...rsrsrs

bjos

http://respireecase.blogspot.com/

Rebeca 01 dezembro, 2011 11:18  

Eu costumava sempre marcar reuniões na minha casa, mas depois que me mudei pra BH ainda não tive disposição. minha sala é muito pequena e sempre acho que os convidados não vão ficar a vontade... Mas eu adoro receber visita! Bjos.

Camila S. Carvalho 01 dezembro, 2011 17:49  

Oi linda!!

Eu amei seu post, tudo muito bem explicadinho!
Eu gostei demais da primeira foto, o papel pardo como tolha de mesa, para escrever os pratos eu achei SENSACIONAAAAL!!

Amei, parabéns!

Ah, seu banner já está por lá =)

Beijinhos! ♥

Camila S. Carvalho 01 dezembro, 2011 17:49  

Oi linda!!

Eu amei seu post, tudo muito bem explicadinho!
Eu gostei demais da primeira foto, o papel pardo como tolha de mesa, para escrever os pratos eu achei SENSACIONAAAAL!!

Amei, parabéns!

Ah, seu banner já está por lá =)

Beijinhos! ♥

Camila S. Carvalho 01 dezembro, 2011 17:50  

Oi linda!!

Eu amei seu post, tudo muito bem explicadinho!
Eu gostei demais da primeira foto, o papel pardo como tolha de mesa, para escrever os pratos eu achei SENSACIONAAAAL!!

Amei, parabéns!

Ah, seu banner já está por lá =)

Beijinhos! ♥

Vanessa Mendes 01 dezembro, 2011 21:20  

Rebeca, não desanime não! Se não cabe na sala, leva eles para a cozinha...eu faço assim =)

Vanessa Mendes 01 dezembro, 2011 21:21  

Camila, Fran, que bom que gostaram! A parte mais difícil foi encontrar foto que expressasse as minhas ideias! Mas acho que deu certo né?!

Por assunto

  © Customizado por Kandis Design - Blogger Theme by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP